quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Sapatilhas de ponta parte final 

Todas as bailarinas sabem que mais dia, menos dia, bolhas e machucados vão aparecer com o uso da sapatilha de ponta. Mas, existem algumas maneiras de "driblar" esses problemas:

" O uso da ponteira. Antigamente, só existiam ponteiras feitas de espuma,
para envolver os pés. Agora, há a versão moderna, feita de silicone. Algumas bailarinas ainda preferem as de espuma. No meu caso, prefiro as de silicone, pois elas adquirem a forma do pé e não ficam " vazando" pela gáspea.

" Além da ponteira, envolver os dedos em esparadrapos ajuda a proteger o pé. No entanto, prefiro usar essa opção somente nas vésperas de espetáculo. É que sem o esparadrapo aparecem bolhas que depois endurecem e viram calos. Ou seja, o pé adquire uma proteção natural. É como se ele se "acostumasse" com a sapatilha de ponta e se tornasse menos sensível. Se o esparadrapo foi colocado por cima de um ferimento aberto e grudou, não esqueça de utilizar água oxigenada (10 v) para ajudar na remoção.

" O uso contínuo de sapatilhas de ponta favorece o aparecimento de unhas encravadas. O melhor para bailarinas é evitar fazer as unhas dos pés. O que se deve fazer é cortar as unhas, não muito rente à carne do dedo para que os cantos não inflamem. Se os cantos das unhas estão crescendo na direção da carne, o melhor é passar um palito esterilizado com álcool por baixo da unha, levantando os cantinhos. Depois, para evitar inflamações, passe um pouco de iodo no local (isso está fora de questão para quem for alérgico à substância). Para nivelar a unha, passe uma lixa por toda a sua superfície.

" Torceu o pé? Tem que colocar gelo na hora! Ele funciona como anestésico e antiinflamatório, o que faz com que diminua o risco de inchaços e futuras complicações. É importante que com o aparecimento de qualquer dor, haja a procura de um médico ortopedista.

" Para combater os roxos que aparecem no pé, por causa do impacto da sapatilha com o solo, a tintura de arnica é uma solução. Às vezes, o contato do material da sapatilha com o calcanhar provoca cortes. Para uma rápida cicatrização eu já usei Fibrase e obtive sucesso. Mas é bom ressaltar: sempre consulte um médico antes, pois esses produtos podem causar alergias.

" Agora, se o seu pé está um caco e você tem tempo e dinheiro, não deixe de se submeter a uma boa massagem. Já fiz a Ayurvédica e é muito relaxante.

0 comentários:

Postar um comentário