quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Minha amiga, eu nunca vi ninguém que começou a fazer ballet e em cinco meses já usar as sapatilhas de ponta.

Você tem que ver que o preparo para as sapatilhas são como um todo em todos os musculos, senão os tendões não aguentam seu peso.

Sou bailarina e não aconselho vcs a fazer este teste!!

Sapatilhas de Ponta

As sapatilhas de ponta, para a bailarina, precisam ser a continuação do próprio pé, e não um anexo à parte. Para que o trabalho possa se desenvolver produtivamente, a sapatilha deve ser adaptada como uma luva, de tal forma que contribua com a mobilidade do pé, sem causar dor excessiva e tensão para que o movimento não se veja amarrado, artificial, mecânico.

Leva de 2 a 3 anos de treinamento para as pernas e pés ficarem suficientemente fortes e então iniciar o trabalho de pontas.

As solas das sapatilhas são fortes para a bailarina poder subir nas pontas. O cetim em volta das extremidades é endireitado com cola, mas não há acúmulo dentro do sapato.

O momento da compra das sapatilhas de ponta é muito importante, pois seu desempenho com elas depende da escolha correta. As sapatilhas devem ser pessoais e intransferíveis.

Nunca devem ser emprestadas, pois se já estão moldadas num determinado formato poderão se deformar quando outro corpo pisar sobre elas.

Além disso, a aluna deve saber que as sapatilhas precisam permanecer limpas. Deve-se fazer periodicamente uma limpeza.

Existem vários tipos de sapatilhas para os mais diversos formatos de pés, escolha o mais adequado para você.

Como escolher sua sapatilha : para iniciantes, o ideal são as pontas mais macias, flexíveis, que vão se amoldar facilmente nos pés e não machucam. As meninas com pés fortes (musculatura forte) devem escolher pontas resistentes, para durar mais e evitar que se torça o tornozelo com a sapatilha mole demais.

Cuidado com as sapatilhas importadas, elas costumam ser mais caras e nem sempre são as mais adequadas para o seu tipo de pé!!!

Contusões sérias podem ocorrer se usamos sapatilhas muito largas ou muito apertadas. Se os pés ficam soltos, estão sujeitos aos tropeções e se muito apertados podem tirar a estabilidade da bailarina e causar bolhas no calcanhar.

Para ver se a sua sapatilha está do tamanho certo, tente mexer os dedos. Se tiver muito espaço, ela está larga ou grande. Depois, com o pé no chão, veja se a lona está esticada no calcanhar, se não estiver, também está grande.

Para quem tem pés largos, cuidado na escolha de sua ponta. As sapatilhas costumam ser muito finas, e além de machucarem, atrapalham o trabalho dos dedos. Existem sapatilhas especiais para os pés largos.

8 comentários:

  1. minha amiga levou isso mesmo 5 meses para ir para a ponta

    ResponderExcluir
  2. eu coonheço uma menina que pôs a ponta com três meses de ballet ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mona pode ate ser mas as vezes ela é mas avançada..
      que muitas pessoas aí usa mas se vc for uma baialrina mesmo que se dedique pode sim usar antes eu usei com 1 ano porque eu me dediquei tenho uma colega que faz ballet a 4 anos ela nunca se dedicou mas quer muito usar ponta. ela ate hj não usa
      Faça ballet mona!

      Excluir
  3. o meu sonho e usar sapatilha de ponta eu nao faço Ballet mas faço outra coisa e na igreja dançamos igual bailarinas mas eu quero usar sapatilha de ponta tem como e nos ensaiamos eu sei fazer abertura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mona eu acho que para vc usar a ponta vc tem de fazer ballet se vc não fazer e comprar uyma pra vc sem uma instrução de ma professora vc pode dar um jeito no pé ou outra coisa.
      Faça ballet é otimo!!

      Excluir
  4. eu ja vou usar sapatilha de ponta e só tenho 2 meses pois eu faço karatê oque fortificou minha perna, pês, tornozelos e etc.meu professor falou que por causa do esporte que eu fasia antes ficou mais fasil pois ele ensinou a técnica apenas por causa que as pernas já eram fortes

    ResponderExcluir
  5. com 2 meses eu comecei na ponta, apesar de já ter feito dança,karate, boxe, jump ,senti um pouco de dificuldade mas depois de um tempo consegui fazer melhor os passos. o mais importante é se dedicar para poder as pontas chegar.

    ResponderExcluir